A PEDRA É PESADA E A AREIA É UM FARDO, MAS A IRRITAÇÃO CAUSADA PELO INSENSATO É MAIS PESADA DO QUE AS DUAS JUNTAS. PROVÉRBIOS 27:3
Em nossa jornada pela vida somos confrontados com obstáculos e desafios que parecem tão pesados quanto pedras, ou tão abundantes quanto a areia.
No entanto, dentre as “cargas mais pesadas”, podemos citar as consequências decorrentes da irritação, da paixão irracional, e do furor daqueles que são tolos em seus caminhos.
Os néscios são mais propensos a ficarem com raiva, porque não consideram a enfermidade da humanidade, e que existem muitos erros de outras pessoas que devem ser suportados e curados com mansidão. Paulo nos ensina:
²⁴ Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. ²⁵ Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, 2 Timóteo 2:24,25
Os sábios inclinam suas mentes para a bondade e a leniência; lembrando-se das imperfeições comuns de todos os homens, tanto deles quanto dos outros.
A sabedoria contida neste provérbio nos convida a refletir sobre a importância da tolerância e da paciência em nossas interações diárias. Assim como carregar uma pedra é um fardo pesado e lidar com areia pode ser trabalhoso, a irritação causada pelo tolo é ainda mais exaustiva.
Atitudes impensadas, muitas vezes marcadas pela falta de discernimento, pela arrogância e imprudência, desagradam a Deus, prejudicam os nossos relacionamentos e causam danos emocionais.
A Bíblia diz, em Tiago, 1:20 que a ira do homem não produz a justiça de Deus. Em vez de nos deixarmos consumir pela irritação, pela cólera, pela inveja; somos chamados a responder com humildade e tolerância.
A humildade nos lembra de nossa imperfeição e nos ajuda a olhar para os outros com compaixão e misericórdia. Somos convidados a estender a mão em amor e graça, liberando perdão; reconhecendo que todos somos falíveis e precisamos da bondade uns dos outros.
Que o nosso amado e bendito Deus continue lhes abençoando, protegendo e fortalecendo, em nome do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.