“QUEM ESCONDE OS SEUS PECADOS NÃO PROSPERA, MAS QUEM OS CONFESSA E OS ABANDONA ENCONTRA MISERICÓRDIA.” PROVÉRBIOS 28:13
Deus nunca admitirá uma alma pecaminosa e não humilhada em Seu Reino.
Mas se a pessoa confessar seu pecado com um coração penitente e quebrantado e abandonar todo mau caminho; reconhecendo a urgente necessidade de Cristo; então alcançara misericórdia.
A vergonha, o medo do julgamento ou a simples relutância em admitir os erros podem nos impelir a tentar esconder nossas falhas e pecados; o que apenas aumenta o sofrimento como relata o salmista:
“³ Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.⁴ Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca.” SALMOS 32:3,4
A Bíblia nos lembra da importância de confessar nossos pecados a Deus e aos homens quando a ocasião o exigir; bem como da necessidade de romper com as más condutas.
O encobrimento não nos livra da culpa e das consequências. Pelo contrário, isso pode nos levar a uma espiral crescente de culpa, remorso, ansiedade e isolamento espiritual.
Não prosperamos enquanto houver ocultação do anátema em nossas vidas.
“…porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.” JOSUÉ 7:12b
Por outro lado, quando confessamos nossos pecados e os abandonamos, encontramos misericórdia. Deus é muito misericordioso e está pronto para perdoar aqueles que se voltam a Ele com sinceridade e arrependimento.
A confissão nos liberta do peso do pecado e nos permite experimentar a verdadeira paz e a restauração que vêm do perdão do nosso amado Deus, por meio do nosso Senhor Jesus.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 JOÃO 1:9
“Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão.” SALMOS 32:6
Que possamos refletir sobre nossas vidas e estarmos dispostos a reconhecer e confessar qualquer pecado que esteja escondido. Lembre-se de que Deus é amoroso e compassivo, pronto para estender Sua misericórdia a todos que buscam sinceramente Seu perdão.